sexta-feira, 21 de junho de 2013

Guia básico para o Marketing de Conteúdo


Com o intuito de orientar o trabalho de profissionais que trabalham com criação de conteúdo na web, o blog Paper CliQ fez uma sugestão com seis passos básicos para organizar a dinâmica de trabalho:

1) Identifique o objetivo do seu conteúdo
- Estabeleça um benchmarking;
- Avalie o cenário competitivo;
- Defina seu objetivo de marketing de conteúdo.

2) Entenda seu público
- Identifique o comportamento do seu cliente;
- Defina as fases do processo de compra.

3) Identifique as lacunas (gaps)
- Avalie o conteúdo por etapa: o que é mais adequado para cada fase do processo de compra?;
- Avalie o conteúdo em relação ao comportamento do público: o que ele mais gosta? o que é mais relevante?

4) Crie o Conteúdo
- Identifique as mensagens-chave (conceitos) que deseja comunicar;
- Gere novas ideias com base nos conceitos trabalhados;
- Defina um padrão de qualidade;
- Redirecione o conteúdo sempre que possível;
- Assegure a consistência/coesão do conteúdo.

5) Organize a distribuição
- Selecione os canais certos para seus conteúdos;
- Facilite o compartilhamento em mídias sociais;
- Construa landing pages.

6) Meça o retorno do investimento
- Mantenha o controle do seu desempenho – meça o tráfego gerado, a qualidade das conversões e o compartilhamento nas mídias sociais;
- Monitore suas iniciativas e estimule interações com seu público;
- Meça o suas iniciativas com relatório que permitam verificar os progressos.



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