segunda-feira, 8 de julho de 2013

5 truques para otimizar o tempo de administradores de mídias sociais


Quem lida profissionalmente com mídias sociais sabe como é ver as funções de gerente de projetos, criador de conteúdo e engajador de comunidade se misturando sem controle. Você acaba sendo vítima de um “Transtorno de Múltiplas Personalidades”, como explica a estrategista criativa Kelly Meyers ao Mashable.

“Em meus muitos anos trabalhando como gerente de comunidade em companhias que iam desde pequenas startups até marcas globais de refrigerante e maquiagem, eu aprendi uma coisa muito importante: estabelecer sistemas e usar as ferramentas corretas podem salvar a sua sanidade mental (e a memória do seu computador)”, escreve Kelly.

Ela vai além e fala sobre alguns truques de como alcançar vitalidade (e organização) em mídias sociais:

1. Problema: Muitos itens, poucos browsers, internet lenta
Todos os dias, nós fazemos login em nossas contas do Facebook, Twitter, Tumblr, Instagram e Pinterest, nos nossos e-mails (pessoal e de trabalho), no Google Drive, Reader (que descanse em paz), e isso sem mencionar os perfis dos nossos clientes. Abrimos, de uma só vez: versões de desktop do TweetDeck, ferramentas de Twitter para Mac, deixamos nossas contas pessoais no Chrome, as dos nossos clientes no Safari, e ainda temos o Firefox aberto para contas do trabalho. Vinte minutos depois que você liga o computador (e bem no meio de um tweet), você percebe que nenhuma aplicação está mais respondendo.

Solução: Apresentamos os perfis do Chrome. Crie quantos perfis do Google Chrome quiser – um para o trabalho, um pessoal e um para cada cliente – e você estará livre para usar várias contas ao mesmo tempo. Cada uma claramente identificada com características específicas (para evitar confusão), senhas salvas e muito mais. Dessa forma, você nunca mais vai precisar usar múltiplos navegadores ao mesmo tempo.

2. Problema: Você não consegue achar um determinado documento e fica sempre abrindo a versão errada
Seu desktop está uma bagunça, sua pasta de download está explodindo e suas pastas com “ideias de conteúdo para o futuro” (todo gestor de mídias sociais tem uma dessas, pode admitir) são tão inúteis quanto o conteúdo da sua lixeira.

Solução: Baixe o aplicativo FoundApp. Agora. Imediatamente. O FoundApp busca, simultaneamente, todos os tipos básicos de arquivos em suas pastas (Dropbox, Evernote, Google Drive e anexos do Gmail – até aqueles que você nunca fez o download). Com o recurso “preview”, é possível até dar uma olhada nos documentos sem precisar abri-los.

3. Problema: Fotos, fotos, fotos
Ficar colocando fotos do Instagram no Twitter (twitpic) é uma atividade chata e que consome um tempo precioso, além de espaço no seu hd. Qualquer gerente de comunidade sabe que tempo e espaço são itens com os quais não se brinca, e qualquer ferramenta que otimize o trabalho de postagem de conteúdo será bem-vinda.

Solução: Com IFTTT (If This Then That), você pode colocar a internet para trabalhar por você, literalmente. Use uma de suas receitas pré-criadas (ou crie a sua própria) para economizar no tempo gasto para a postagens de conteúdos em diferentes mídias sociais. Entre as receitas mais legais: publicar automaticamente fotos do Instagram como fotos do Twitter e salvar fotos tagueadas no Facebook para o Google Drive ou DropBox. Atualmente, o IFTTT suporta 62 plataformas, o que significa que suas opções são infinitas.

4. Problema: To-do lists ineficientes
Não importa quantas to-do lists testemos, é impossível ficar imune ao apelo de um caderninho e um marcador de texto. Até porque, muitas vezes, o gesto de escrever solidifica a memória. Quando você está tendo que lidar com contas de diferentes clientes, o segredo está em como você define e prioriza cada ação.

Solução: Arranje um caderninho eficiente. Se puder ser um Action Method, da Behance, melhor ainda. Cada página dele é organizada como se fosse um bloco de notas digital, com espaço para data, atividade, título de projetos e uma seção de rascunho. Mas se não for esse, serve qualquer um, desde que ele seja mantido sempre organizado e atualizado.

5. Problema: Tire printscreens e salve tudo
Faça isso, mesmo que seu cliente ainda não tenha requisitado: tire um print de tudo de legal e tudo de desastroso que você vir no mundo da social media. Afinal, isso pode desaparecer a qualquer momento. Mas organizar e arquivar esses prints não é tarefa fácil.

Solução: Skitch, que agora faz parte do Evernote, é a melhor ferramente de print da atualidade. É bem diferente daqueles atalhos “Print Screen” de teclado que você está acostumado, mas a partir do momento que você se habituar com a ferramenta, você vai ver como vale a pena. Você pode armazenar prints no Evernote, tagueá-los, compartilhá-los, editá-los e até fazer anotações. O Skitch também é a melhor maneira de fazer comentários sobre qualquer outro arquivo que você mantem no Evernote.

E você, tem alguma dica para aumentar otimizar o trabalho diário de quem administra mídias sociais? Compartilhe conosco nos comentários!



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