quarta-feira, 17 de julho de 2013

SEO: primeiros passos para aparecer bem rankeado no Google


Trabalho há muitos anos com consultoria para negócios web e é muito comum o questionamento dos clientes, sobre como funciona o rankeamento do Google e como deixar um site aparecendo nos primeiros lugares das buscas sem precisar pagar pelos famosos links patrocinados (Adwords). Nesse artigo, pretendo apresentar rapidamente os principais fatores que você precisa ficar atento ao iniciar uma estratégia de rankeamento no Google. Se você não possuir uma equipe interna para implementar essas estratégias de otimização no seu site, pelo menos terá uma base de conhecimento para supervisionar uma empresa contratada, que possa realizar essas otimizações.

Primeiramente, é importante você saber o nome dessas estratégias para um bom rankeamento do seu site. Elas compõem o SEO, sigla para Search Engine Optimization (ou Otimização para Mecanismos de Busca). São estratégias amplamente estudadas e testadas, e que realmente funcionam. O SEO se divide em duas partes macro, que são os fatores On-Page, internos ao site e os fatores Off-Page, externos ao site. Vou explicá-los melhor.

SEO On-page

Basicamente consiste em fatores internos ao site, na forma como está estruturado e na formatação do seu conteúdo. Existem inúmeros fatores que devemos levar em conta para um bom SEO On-Page, mas os mais importantes e que merecem maior atenção são:
  • Titulo da página: É a frase, normalmente com o nome do site usado na sua composição, que aparece lá no topo da janela do seu navegador. É esse título que vai aparecer nos resultados de uma busca no Google, em azul e linkando para o seu site. É importante ter um título bem escrito, que descreva de forma sucinta o conteúdo de cada página e que contenha as palavras-chave em que você deseja ficar bem rankeado. Atente para que os títulos sejam diferentes em cada página interna do seu site, para que o Google não o penalize e que tenham no máximo 63 caracteres, pois é o máximo que o Google irá utilizar.
  • URLs amigáveis: Junto com o título, é o fator mais importante no SEO On-Page.Urls amigáveis normalmente utilizam as palavras do título da página. Por exemplo, nesse artigo que estou escrevendo, observe a url no seu navegador. Veja como ela repete o título que aparece no topo do seu browser, com um traço separando as palavras. E que na verdade nada mais é que o título do meu artigo. Isso porque o site administradores, utiliza técnicas de SEO na sua estruturação. Você deve seguir o mesmo modelo. Cobre do desenvolvedor do seu site a utilização de urls amigáveis.

  • Estruturação do código HTML: Esse talvez seja o aspecto mais técnico e mais difícil de verificar. A informação da página precisa ser estruturada de forma correta, com o uso das tags H1 até H6 para destacar os títulos e subtítulos da página. No site Administradores, por exemplo, o título do artigo (que não deve ser confundido com o título da página, apesar de serem iguais), está dentro de uma tag H1, fator de grande relevância para o Google.'

  • Conteúdo de qualidade e com boa densidade de palavras-chave: Hoje com certeza é o que mais você deve se preocupar. Foque um conteúdo inédito e de qualidade, utilizando de forma adequada nos seus textos as palavras-chave que você pretende rankear. Estude técnicas de webwriting, elas farão toda diferença.

  • Links internos: Depois de escrever um conteúdo de qualidade, utilize links nas palavras-chave principais, linkando para outras páginas do seu site. Fique atento para que a página linkada contenha um conteúdo relacionado com a palavra-chave.

  • Metatag description: A description é o pequeno texto que aparece abaixo do título na busca do Google. Utilize-o como “call to action” para os usuários que encontrarem seu site. Foque em uma frase chamativa e que atraia o olhar dos visitantes. É importante que a description tenha no máximo 152 caracteres, pois é o máximo que o Google indexa na sua base.

  • URL do domínio: Ter na URL do seu domínio as principais palavras-chave do seu negócio conta muito. Por exemplo, se você vai montar um blog sobre marketing digital, ter o domínio www.marketingdigital.com.br seria excelente!
SEO Off-page
Consiste em fatores externos a página. Os principais são:
  • Quantidade de Links externos: Conseguir links externos para o seu site é essencial. De início pode ser interessante você cadastrá-lo em diretórios ou até mesmo fazer comentários em blogs linkando para seu site, porém logo você vai precisar focar na qualidade e não tanto na quantidade de links. É o que falo a seguir.

  • Qualidade dos links externos: Tenha muita atenção a esse item. É melhor você conseguir um link de qualidade, em um site diretamente ligado ao seu negócio, do que 100 links em sites ruins e sem ligação direta com o seu conteúdo. Um bom começo é você buscar portais e blogs de referência na sua área.

  • Texto âncora dos links: Achou um site bacana e que vale a pena linkar para seu site? Então ao solicitar o link, peça que este seja feito em cima das palavras-chave que está querendo ficar bem rankeado. Por exemplo, se você tiver um site que oferece lojas virtuais, você deve inserir um link em cima da palavra “loja virtual”. Porém, se você quiser ser mais específico e trabalhar regionalmente (o que é mais fácil no início), por exemplo na cidade de Curitiba, pode colocar o link em cima do termo “loja virtual curitiba”, dessa forma, ajudará no rankeamento do seu site quando uma pessoa digitar esses termos no Google.

  • Idade do domínio: domínios são como bons vinhos, quanto mais velhos, melhores para o Google. Dessa forma, dependendo do seu nicho de atuação, pode ser interessante você comprar um domínio antigo, que não esteja sendo usado e que contenha na URL as palavras-chave relacionadas ao seu negócio.



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