sexta-feira, 19 de julho de 2013

Os 3 Cs do gerenciamento de mídias sociais

O marketing de mídias sociais se tornou o equivalente (ou algo próximo) à publicidade boca a boca. Não é como a publicidade tradicional onde a mensagem é de apenas uma via (o emissor). Ele funciona como uma conversa, em 2 vias. Ao publicar posts, seus leitores vão fazer comentários, e esta é sua chance de interagir, conversar sobre a marca ou simplesmente para construir sua reputação. 

Muitas pessoas acham confuso e há tantas plataformas diferentes para usar. Mas as Mídias Sociais podem ser uma rentável fonte de retorno, se bem utilizadas, pelas empresas. Neste artigo, além de alguns conselhos, vamos discutir os três C’s do marketing digital para as mídias sociais, são elas: curador, conteúdo e calendário.

#1 C: curador O curador é a figura responsável pelas campanhas de marketing nas mídias sociais. É importante ter uma única pessoa responsável por todas as campanhas de mídia social para evitar confusão ou estabelecer um objetivo. Há muitas mídias online hoje em dia e é difícil manter-se atualizado em todos eles. Mesmo se você só está usando o Facebook e o Twitter, é fácil perder o foco se você não tomar cuidado. Certifique-se de que há consistência em seus posts. Os leitores não voltarão a ler seu conteúdo se todos os posts sempre são sobre o mesmo assunto. Seus textos precisam ser envolventes, ricos em informação útil, com imagens, gráficos, vídeos e artigos, tudo bem dosado para estimular a interação. 

#2 C: conteúdo O conteúdo é rei, e isso é o que atrai os seus leitores. Enquanto tiver conteúdo relevante, as pessoas vão voltar para seu site ou perfil para ler mais. O conteúdo ajuda na construção de reputação e autoridade da marca. É por isso que é importante publicar conteúdo de qualidade e original e que ofereça algo aos seus leitores. Suas mensagens devem ser, pelo menos, 80% informativo e menos de 20% promocional. Se você quer clientes e fiéis leitores, você deve oferecer algo de valor. 

#3 C: calendário Planeje seus esforços antes do tempo, para que sejam organizados e consistentes. Há muita concorrência na internet, e se você quiser manter seus leitores você precisará certificar-se de que seu conteúdo não é apenas de alta qualidade, mas também é lançado regularmente. Tenha seus conteúdos organizados em um plano de postagens: quais assuntos são mais importantes, eventos, datas festivas e comemorativas. Seus setores e departamentos podem ser incríveis fontes de informação para datas pois eles sabem o momento em que mais os clientes procuram novidades ou estão arrumando as malas para viajar. 

Uma vez definido, produza o seu conteúdo, tendo em mente, que ele pode ser lançado daqui a algum tempo. Aproveite os recursos de uma boa plataforma de gerenciamento de postagens como HootSuite, Buffer ou Postcron. Com esse gerenciamento, você pode analisar a evolução das postagens e saber quais campanhas estão funcionando e quais é preciso modificar ou interromper; do contrário, você está postando à toa. 



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