terça-feira, 2 de julho de 2013

Marketing de conteúdo conecta marca à alma do consumidor


Se até o final do século 20 a principal comunicação das marcas com seus públicos era em peças publicitárias, com a mensagem indireta de“compre”, hoje ela ocorre por meio de conversas e interação em vários canais, ao mesmo tempo. O que está por trás dessa ampla e versátil abordagem é o marketing de conteúdo (brand content), ferramenta que alia informação, publicidade e entretenimento aos valores da marca. A intenção é ganhar o coração do consumidor, oferecendo algo mais que uma simples promessa de vantagem na compra.

“Não dá mais para ser o chato da festa, aquele que fala só de si mesmo. É preciso ser interessante a ponto de ser convidado para a próxima festa”, afirma o publicitário Marcelo Machado, diretor da agência Bold Conteúdo, numa analogia ao conceito da ferramenta. Ele foi um dos convidados do comitê aberto de Marketing da Amcham – São Paulo na quinta-feira (27/06), que discutiu o marketing de conteúdo. Também participaram Beatriz Alessi, diretora da agência de conteúdo Touareg, e Ana Paula Duarte, diretora de alimentos da Unilever. O encontro foi mediado por Daniela Khauaja, coordenadora acadêmica de pós-graduação em Marketing da ESPM.

Ligado no mundo
O marketing de conteúdo entrou na estratégia da Unilever para aumentar o consumo da maionese Hellmann’s. A marca queria chegar diretamente ao consumidor e mostrar informações sobre o tradicional produto que ainda eram desconhecidos do grande público. Segundo Ana Paula Duarte, diretora de marketing de alimentos da companhia, o objetivo era derrubar mitos, como o de que o alimento não poderia ser aquecido e que era acompanhante apenas de junk food, e esclarecer que possui nutrientes e a possibilidade de uso culinário.

Uma das ações foi inserir uma receita de bife acebolado com Hellmann’s em Avenida Brasil, uma das novelas com maior sucesso de público da TV brasileira, responsável pela maior audiência da Globo, em 2012. “É pertinente pegar carona com o que está acontecendo nas ruas, na TV. Escolhemos a cozinha da casa mais comentada do país, a do Tufão”, comenta Ana Paula.

A companhia também fez ações em supermercados com carrinhos inteligentes que reconhecem os produtos selecionados e oferecem receitas com os mesmos itens, incluindo a maionese. “As pessoas podiam enviar as receitas por e-mail na hora, do carrinho. Mais de 45 mil pessoas foram atingidas no primeiro mês”, conta a executiva.

Em seguida, a marca instalou em supermercados e bares máquinas caça-níquel cujos prêmios eram receitas preparadas com Hellmann’s, prontas para degustação. O prêmio maior eram potes de maionese saindo em sequência, da boca do equipamento. Segundo Ana Paula, o produto alcançou 13 milhões de consumidores.



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