sexta-feira, 28 de junho de 2013

7 conselhos para um blog B2B de sucesso


Os blogs são uma das mais baratas e mais eficientes ferramentas de marketing que uma empresa pode ter. Os negócios B2B – empresas que vendem para empresas – também podem se valer dessa estratégia. Mas, como a audiência para esses temas geralmente é menor, é preciso um esforço para se tornar conhecido e relevante. A agência de marketing e relações públicas americana Marketing Zen, especialista em startups, divulgou em sua página no dia 20 de junho uma lista de sete conselhos para um blog B2B de sucesso.

1. Seja multimídia: a maior parte dos blogs B2B já entendeu que o sucesso vem da produção de conteúdo. Entretanto, é preciso tomar cuidado com a postagem de textos muito longos. Incorporar fotos, gráficos e vídeos tornará o blog mais interessante visualmente e aumentará as chances de retorno dos leitores.

2. Poste regularmente: a máxima que se aplica aos blogs pessoais talvez seja ainda mais importante para os B2B. Não é possível construir uma relação com os internautas se não há regularidade na publicação. Mas não vale postar só para ter algo novo. O blog corporativo é uma ferramenta que expressa o conhecimento da empresa, e o conteúdo precisa mostrar isso.

3. Seja original: se o empresa desejar firmar-se como referência em inovação, deve começar se comunicando ao mercado de forma original. Os posts, nesse caso, precisam ser autênticos. Compartilhar o conhecimento obtido no dia a dia ou relatar como as coisas caminham dentro do negócio são boas opções de prover o público com conteúdo inesperado.

4. Use o humor: as pessoas não esperam encontrar descontração em blogs B2B. Se o assunto sério for tratado de forma mais livre, os leitores irão retornar devido à informação leve, mas de qualidade. Ao ser divertido, o blog também consegue se diferenciar de centenas de outros semelhantes.

5. Pare de promover o produto: todos os leitores já sabem que a empresa responsável pelo blog vende produtos ou serviços. Fazer muita publicidade nesse espaço pode afugentar os leitores – não é um canal de vendas, mas um ambiente para a empresa mostrar suas competências.

6. Crie um código de conduta: como o blog reflete a imagem da empresa, é preciso certificar-se de que o comportamento dos autores e dos leitores seja profissional. O recomendado é definir limites para o que é comportamento adequado. Ao fazer isso, a empresa demonstra que a ética norteia seus processos.

7. Tenha foco: a empresa precisa se certificar de que está cobrindo uma área em particular. Mostrar-se especialista em um determinado campo é mais vantajoso do que falar sobre tudo. Além de manter o foco, essa postura irá atrair mais pessoas para a empresa porque confiam no especialista.



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