domingo, 30 de junho de 2013

Análise de sentimentos nas mídias sociais!

Em tempos de mídia sociais, blogs e monitoramento das opiniões dos internautas sobre produtos e serviços, as empresas estão desenvolvendo trabalhos referentes à análise de sentimento nas mídias sociais. Esse tipo de análise visa descrever as incertezas da emoção humana por meio de dados precisos.

A emoção já é considerada como uma forte influência no ato de se expressar na internet, um verdadeiro impulso para redigir reclamações, elogios e opiniões nas mídias sociais. Quando o cliente elogia uma marca que atendeu a todas as suas expectativas, ele transborda o seu contentamento e se torna num “embaixador da marca” na rede. Por outro lado, quando um produto não atinge as expectativas de seu cliente, o mesmo pode produzir detalhadas críticas que influenciarão na opinião e na intenção de compra de outras clientes nos contatos digitais.

A análise de sentimento permite avaliar o que está sendo postado nas mídias sociais a partir de dados gerados pelos sistemas de monitoramento utilizado por empresas e agências de comunicação. Permite definir tendências de opinião e ação em relação a determinado assunto, serviço e produto; selecionando quantas vezes uma determinada palavra foi postada e o fluxo de comentários sobre cada postagem.

A respeito do conteúdo gerado pelos consumidores nas mídias sociais, sabemos que no Marketing 3.0 os consumidores preferem desabafar e compartilhar suas opiniões com outros consumidores ao invés de serem ouvidos pela empresa/marca. Esse fator gera a necessidade de as empresas monitoras o que é falado sobre os seus produtos e analisar o por quê de cada elogio e reclamação.

As empresas utilizam softwares de monitoramento e seleção de termos, permitindo também categorizar cada tipo de palavra e cada tipo de expressão (reclamação, elogio ou sugestão). A análise do sentimento parte da avaliação sobre o sentimento de cada palavra, ou seja, a intenção do uso da mesma. O programa de análise estatística calcular a frequência do uso da palavra e compara os dados com as demais palavras e temas relacionados com o produto, serviço e marca.

Sabemos, que cada palavra pode ser utilizada com uma conotação diferente, seja para expressar um sentimento positivo, negativo ou somente uma dúvida. Há também o cuidado de interpretar se uma mesma palavra pode expressar ironia crítica ou bem humorada.


Compreender os sentimentos de seus consumidores permite às empresas aprimorar seu posicionamento, a qualidade de seus produtos e entender melhor o nível de expectativas de seus consumidores. Além de monitorar os clientes, torna-se necessário compreender o que eles esperam e sentem pelo produto oferecido no mercado.



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