“Pensamento claro
se torna escrita clara: um não existe sem o outro”, de acordo com o escritor
Willian Zinsser. Desta forma, se você tem clareza sobre todos os pontos que
precisa tratar num artigo ou post – e, ainda melhor, organizado em tópicos –
basta escrever o conteúdo que tem em mente que seu texto será
um sucesso, não é mesmo?
No entanto, não é
tão simples assim. Você até pode ter muita clareza sobre o conteúdo que vai
transmitir e, provavelmente, até já tenha passado pelo processo de “rechear”
cada tópico com um parágrafo muito bem escrito, mas, a dificuldade geralmente
está em como introduzir o assunto. Isso já aconteceu com você? E aí, sem saber
como apresentar o seu conteúdo de qualidade ao visitante do seu site ou blog,
todo o trabalho de levantamento de informações e redação do conteúdo pode ser
desperdiçado porque você simplesmente não consegue fazer com que ele permaneça
na página.
A missão deste post
é oferecer dicas práticas para ajudá-lo a produzir uma introdução atraente,
capaz de fisgar a atenção do leitor. Então, vamos lá:
1. Use estatísticas para começar
Uma boa maneira de
captar a atenção do leitor e transmitir credibilidade é iniciar o texto com
estatísticas relacionadas ao tema. Esse recurso, muito utilizado no jornalismo,
garante por si só uma boa dose de informação ao leitor. Mas certifique-se de
que essas informações são de pesquisas e fontes confiáveis.
9 em cada 10
pessoas checam os e-mails todos os dias. Esse dado demonstra que…
2. Faça uma pergunta
Ao introduzir o
artigo com uma pergunta você faz com que o leitor se coloque na situação
sugerida. Isso cria empatia e faz com que ele se interesse no raciocínio que
virá na sequência.
Você costuma
checar seus e-mails todos os dias? Pois saiba que esse é um hábito…
3. Utilize analogia
Iniciando o texto
por uma analogia, que pode ser comparação, metáfora, ou uma parábola, por
exemplo, você consegue além de captar a atenção, ser mais didático na sua
explicação. Esse recurso pode ser especialmente importante se o seu conteúdo é
essencialmente técnico.
Checar
e-mails diariamente é um hábito tão comum quanto escovar os dentes para a
maioria das pessoas…
4. Conte uma história
Cada vez mais, a
arte de saber contar bem uma história vem sendo reconhecida como uma ferramenta
atraente de compartilhar conhecimento – vide o sucesso da storytelling
atualmente entre as grandes empresas.
Iniciar um texto
desta forma tende a ser ainda mais eficaz. Se o assunto permite, fale sobre uma
experiência pessoal sua ou conte a história de algum conhecido que permita que
o leitor visualize a mensagem relacionada ao conteúdo que você está oferecendo.
O ano era
1994. A Internet ainda engatinhava quando abri meu primeiro e-mail. Eu, que
costumava trocar dezenas de cartas com amigos e parentes que moravam em outros
estados, quando recebi pela primeira vez uma mensagem, fiquei profundamente
emocionada. Some-se a isso o fato de se tratar do email de uma amiga querida
que estava em intercâmbio na Austrália. Hoje, receber e-mails é tão comum que…
5. Reproduza uma citação
“A base de
emails é um dos ativos de marketing mais valiosos que uma empresa pode ter”.
Como bem afirma Ricardo Palma…
Usar uma citação de
efeito é uma forma interessante de começar. Quanto mais conhecido for o autor,
melhor.
Você pode, por
exemplo, utilizar um ponto de vista interessante de alguma autoridade em sua
área de atuação. Com certeza, isso trará ainda mais credibilidade ao seu
material. Mas, lembre-se de citar a fonte e de desenvolver sua própria ideia a
partir desta afirmação.
6. Escreva uma frase controversa ou polêmica
Quer uma forma
matadora de fisgar o leitor logo de início? Comece com uma frase controversa.
Negue o que a maioria das pessoas vem falando sobre o assunto. Mas, é claro,
você precisa ser capaz de sustentar a teoria. Se, por um lado, você pode ganhar
vários fãs pela ousadia da afirmação, também pode receber várias críticas por
isso.
Um bom exemplo é:
O e-mail não
morreu. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa…
A ideia desse post
é que as dicas sirvam mais ou menos como templates que podem ser adaptados e
utilizados em qualquer conteúdo, da mesma forma que fizemos quando ensinamos a
escrever títulos de posts.
Assim como dissemos
em relação aos títulos, também é possível misturar diferentes opções. Que tal
voltar ao início do post e identificar quais dessas opções eu utilizei na
abertura? O que achou das dicas?
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