Como gerenciar uma crise nas mídias sociais?
Essa é uma pergunta que sempre aparece nos meios corporativo.
A resposta verdadeira é que ninguém se sente preparado para enfrentar esse tipo
de situação. Cada crise é uma crise. O medo de lidar com o imprevisível é um
dos principais motivos das empresas ainda estarem com um pé atrás em projetos
nas mídias sociais. A verdade absoluta, porém, é que um dia a crise virá,
estando você ou não preparado para lidar com ela e, pior, estando ou não a sua
empresa presente nas mídias sociais.
O maior segredo para você gerenciar melhor uma crise é ter
uma espécie de plano pré crise para lidar com ela. Conheço vários colegas, que
lideram marketing e comunicação em grandes empresas, que aprenderam na raça a
tratar situações desagradáveis nas mídias sociais. Muitos me relataram a falta
de um planejamento básico quando a crise apareceu. Outros falaram que a
primeira reação da empresa foi tratar a crise como se ela fosse uma crise na
imprensa, o que muitas vezes piora a situação. Um deles me contou um caso de
uma pequena crise que começou numa determinada mídia social e a empresa decidiu
responder através de um comunicado para imprensa, o que potencializou o
problema, levando o caso que estava confinado numa mídia social para os
jornais.
Apesar de sermos aprendizes nesse novo mundo, existem alguns
passos que parecem ser lógicos e que deveriam ser seguidos quando uma crise
desponta numa mídia social.
Eis abaixo 15 passos que considero importantes:
1- Monitore a rede
Sei que parece óbvio, mas em algumas situações a empresa negligencia esse
importante passo. Tenha um sistema montado para monitorar a rede, vasculhando
os principais sites de notícias e outras fontes importantes de informação do
seu negócio. Use ferramentas para monitorar o twitter, o facebook, blogs e
outras mídias sociais. Muitas vezes as empresas fazem uso de uma agência de
comunicação para isso.
2- Monte um time de resposta à
crise
O time deve ter representantes das diversas áreas envolvidas no problema e as
necessárias para responder e agir na crise. Verifique também se os integrantes
do time têm conhecimento e autoridade competente para responder rapidamente e
de forma consistente as questões. Entenda que, eventualmente, podem existir
dois times, que deverão trabalhar de forma integrada: um para tratar e resolver
a crise e outro focado na comunicação, na tarefa de responder à crise.
3- Reconheça o problema
Diante de uma eventual crise, um primeiro passo importante será
reconhecer publicamente que o problema existe, mesmo que você ainda não tenha
uma visão clara do que está ocorrendo. A empresa não pode se fingir de cega ou
surda, pois isso vai aumentar o potencial barulho na rede. Portanto, uma
resposta do tipo "sim, nós reconhecemos que existe algo ocorrendo e
estamos apurando. Em breve apresentamos uma posição detalhada sobre a
situação" dará a mensagem que a empresa está alerta e já trabalhando no
caso. Mantenha uma conversação desde o início
4- Defina audiências
Entenda quem deve receber suas respostas: clientes, sociedade, funcionários,
imprensa, etc. É importante segmentar esses públicos e entender qual é
melhor mensagem para cada um deles, em qual momento, mesmo considerando
que no mundo da internet todos ouvem todos.
5- Combata a crise na mesma
mídia social onde ela apareceu|
Uma vez que você esteja melhor preparado para agir, a sua primeira resposta tem
que ser na mídia social onde o problema começou. Se a crise começou no
facebook, então responda primeiro no facebook. A partir daí você poderá agir em
outras mídias sociais e canais, se necessário. Nunca leve o problema para outra
mídia social se não houver algo ocorrendo por lá, em vez de minimizar a crise,
você poderá estar disseminando-a.
Um ponto importante que merece ser lembrado é que a gente
nunca sabe onde uma crise poderá aparecer, portanto é importante a empresa ter
alguma presença prévia nas principais mídias sociais para que ela possa lidar
com uma situação imprevista, mesmo que rotineiramente a empresa não tenha
atividade muito regular por lá.
6- Peça desculpas se a empresa
cometeu um erro
Mostre compaixão. Seja humano e transparente. Na maioria das vezes, quando a
empresa reconhece rapidamente que cometeu um erro, os clientes e a sociedade
respondem positivamente. Esteja preparado para dizer que errou, até mesmo dizer
que está arrependido, e os clientes vão perdoá-lo em retribuição.
7- Seja veloz
Velocidade é muito importante. Muitas vezes é mais importante ter uma "boa
resposta rápida" do que uma "excelente resposta lenta". Falar
que "reconhece o erro e que providências urgentes estão sendo tomadas"
é uma forma de se posicionar rapidamente perante o mercado e clientes. Ou seja,
repetindo o item 3, é fundamental manter a conversa. Se você não responder
rápido, alguém vai responder por você.
8- Defina uma mensagem principal
Assim que entender a situação, defina duas ou três principais mensagens, não
mais do que isso. Elas serão a âncora para toda a sua comunicação externa. Use
linguagem simples e evite o coloquial corporativo. Como tratado no item 5,
trate de combater a crise na mesma mídia social onde o problema surgiu, mas
municie todos os outros canais com a sua mensagem âncora, se necessário.
Dependendo do tamanho da crise, você receberá indagações por outros meios como
call center, imprensa, email, etc. Alinhar tudo isso é importante e os gestores
desses canais deverão fazer parte do seu time de crise. Consistência é o nome
do jogo.
9- Crie uma webpage de
"Perguntas & Respostas" da crise
Um dos segredos de qualquer crise é isolá-la e confiná-la em poucos canais.
Além de responder a crise no mesmo canal que ela apareceu, é recomendável criar
uma webpage de "Perguntas & Respostas" da crise. Pense nessa
possibilidade se a crise exigir uma ação mais forte. Assim você estará
direcionando os interessados na crise para um único lugar. Isso também permitirá
que você responda perguntas apontando um link em vez de escrever um texto de
resposta para cada pergunta, vai economizar tempo e diminuir possíveis erros de
interpretação de suas respostas. Isso é particularmente muito útil para
respostas via twitter.
10- Crie um local para os
queixosos desabafarem
Se você não construir proativamente um local para as pessoas reclamarem,
certamente os queixosos vão criar o seu próprio local, não dando a você nenhum
recurso de monitoramento ou controle. Eu sei que isso vai contra a natural
intuição de ficar calado e criar barreiras para que as pessoas falem, mas é
super importante que as pessoas desabafem num local que esteja sob seu
controle. O local pode ser sua página no facebook, num blog, ou na seção de
comentários de sua webpage "Perguntas & Respostas" da crise. Pode
ser em outro canal também. O importante é fazer as discussões acontecerem no
"seu território". Existem três benefícios sob essa estratégia
a- Você vai manter as conversas sobre a crise em um único
local, tornando-as mais fáceis de controlar
b- Vai funcionar como um sistema de detecção de alerta
precoce para possíveis novos desdobramentos da crise
c- Vai dar aos seus clientes fiéis um canal oficial para que
venham em sua defesa
11- Esteja preparado para levar
a conversa para o offline, se necessário
Muitas vezes a conversação sobre uma crise leva ao infinito. Pessoas irritadas
tendem a ser emocionais e adoram provocar uma conversa sem fim. Sabia
identificar o momento certo de oferecer um endereço de email ou um número de
telefone para determinado queixoso. O importante é identificar quando a
conversa está saindo do controle e da razão, nessas horas é melhor sair do
ringue público e tentar uma conversa privada.
12- Mantenha os funcionários de
sua empresa informados
Logo que aparecer o primeiro sinal de crise, trate de informar os
seus funcionários do que está acontecendo e os seus planos. No mundo super
conectado em que vivemos, os seus funcionários serão porta-vozes poderosos da
empresa para suas famílias, colegas e amigos, mas nunca para imprensa, que deve
ser tratada diretamente pelo time de Relações com a Imprensa de sua empresa.
Traga os funcionários para o seu lado em vez de isolá-los.
13- Tenha um porta-voz
Dependendo do tamanho da crise, a empresa terá que se posicionar através de um
porta-voz, que poderá usar a mídia social como canal de comunicação com o
público. Numa situação mais crítica, até um vídeo poderá ser gravado para ser
colocado no YouTube. Identificar esse porta-voz é algo que deve ser feito logo
nos primeiros passos no gerenciamento de qualquer crise, mesmo que ele não seja
usado.
14-
Suspenda as ações de marketing e de promoções
Desative as mensagens nas mídias sociais não relacionadas à crise. Desligue os
tweets automáticos, desative o e-mail marketing e promoções, etc. Manter as
mensagens de marketing poderá ser catastrófico e muito mal interpretado por
seus clientes. Faça um pente fino sobre isso.
15- Aprenda com a crise
Depois do tsunami da crise, trate de "desconstruir" a crise e entender
o que aconteceu. Por exemplo:
- Faça cópias de todos os tweets,
comentários em blog, emails, etc
- Analise o tráfego em seu website
durante a crise
- Como e onde a crise começou?
Como ela se espalhou?
- Como funcionou o engajamento de
seus funcionários?
- A sua estratégia de resposta
funcionou?
- Clientes surgiram em sua defesa?
- Como a crise online interferiu
na imagem da empresa?
- O que você faria diferente se
uma nova crise surgisse?
Os passos propostos acima são sugestões, alguns que aprendi
na vida prática e outros que aprendi com especialistas, como os autores dos
materiais listados abaixo.
Fonte: CIO
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