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As 325 lojas que formam a lista negra do e-commerce brasileiro


A Black Friday é a data que antecede o dia de ação de graças nos Estados Unidos. E não só isso, mas como também é a data onde os principais varejistas (e muitos pequenos também) anunciam descontos colossais para dar fim ao estoque das lojas e, desse modo, abrir espaço para a chegada dos novos produtos que irão abastecer o Natal e fazer a alegria de muita gente. E por esse motivo a data já se tornou uma das mais famosas nas terras americanas e tem sido exportada para diversos países.
No Brasil, como todo brasileiro que sempre quer levar vantagem em cima de alguém, a data no ano passado ficou conhecida como “Black Fraude, tudo pela metade do dobro”. Lojas bem espertalhonas dobravam os preços dias antes (ou horas antes) da sexta-feira e, no dia, anunciavam “descontos de mais de 50%”. Isso logicamente desencadeou diversos fatores negativos, como denúncias no Procon e a descrença dos consumidores brasileiros na data.
A organização promete para esse ano melhorias e ações que irão garantir uma Black Friday mais, digamos, legítima e fiel aos seus princípios. Mas não dá para ficar de bobeira, seja nessa data tão especial para o varejo ou em datas comuns. Por isso, o Procon atualizou a lista negra do e-commerce brasileiro, um documento com 325 lojas online que de um modo ou de outro já lesaram os consumidores. Acesse aqui.
Mesmo com a lista em mãos, o bom senso deve prevalecer. Nada de acreditar em Papai Noel no e-commerce e comprar de lojas desconhecidas, confiar em preços absurdamente baixos ou prazos de entrega de outro mundo. Desconfie das facilidades infinitas e sempre leia tudo que está na página, pois muitas lojas colocam em letras garrafais o texto “iPhone 5S por R$ 400″ e, lá embaixo, bem pequeno, você encontra um “celular semelhante a”.
Fora isso, boas compras!

Fonte: Blog Midia 8




Cargos e salários de um Social Media


A profissão de #SocialMedia ou Gestor de Mídias Sociais é uma profissão que já deixou de ser desempenhada pelo sobrinho do patrão. Fato é que se trata de uma área ainda em consolidação mas com boa colocação no mercado de trabalho. Beleza, mas quais os cargos que um profissional em mídia social pode ocupar em uma empresa?
Estagiário SM: Conhece o briefing da empresa / produto / campanha, é orientado a executar determinadas atividades sobre a supervisão de um superior. Pode ser direcionado para monitorar, sem analisar e sem dar respostas, enviando as demandas para um superior. É possível exercer este cargo sem experiência mínima. Recebe ordens apenas, como todo estagiário. R$300,00 a 600,00.
Treinee em SM: Aqui você receberá atividades de pequena ou média complexidade, a maioria delas faz parte da rotina do segmento SM em que você trabalhará. Você poderá elaborar projetos, ou sob supervisão ou só poderá implementar após prévia aprovação de um superior. É possível exercer este cargo sem experiência mínima. Recebe ordens, mas pode questioná-las para tomar conhecimento. R$800,00 a 900,00.
Assessor em SM: O profissional Assessor atua em um ramo mais específico da comunicação, ainda mais no Social Media. O Assessor tem obrigação de acompanhar o assessorado (costuma ser um evento, produto, campanha, pessoa, ou ramo de alguma instituição). O assessor tem liberdade de atuação e plena autonomia, porém, é necessário extremo conhecimento de como irá atuar nas mídias sociais. R$3.400,00 a 7.500,00
Consultor em SM: Neste cargo, você fará um levantamento sobre as carências, necessidades e mudanças a serem tomadas dentro de um plano ou campanha de comunicação. O Consultor de comunicação não executa as operações, mas avalia e cria um diagnóstico. Você pode ser remunerado por um contrato de prestação de serviços. Se você trabalhar em uma empresa que presta consultoria, sua remuneração poderá ser em média deR$1.700,00 a 2.300,00
Diretamente efetivado em uma organização, a realidade pode ser um pouco diferente.
Analista Junior de SM (JR): Após a efetivação do cargo de estagiário ou treinee você pode se tornar um Analista Jr. no qual ainda não toma decisões sozinho, mas cumpre tarefas básicas supervisionadas. Recebe ordens, e decide como executá-las. R$1.200,00 a 1.500,00.
Analista Pleno de SM (PL): Entre 7 meses e 1 ano na função de Anal. Jr ou equivalente, você já tem autonomia para tomar algumas decisões sobre os rumos das campanhas em execução e auxiliar a delegação de treinamento. Recebe ordens, mas também aprende como dar ordens. R$ 1.700 a 2.000,00
Analista Sênior de SM (SR): Depois de permanecer 1 ano na função anterior, você passará a ser um Analista Sênior, agora, capacitado a receber briefings de setores, organizar e delegar tarefas junto à equipe. Passará a criar estratégias de mídias sociais, acompanhar e analisar os resultados da gestão de SM e tomar decisões contundentes em conjunto com toda a área de comunicação da empresa. Além disso, aqui você irá compreender os resultados obtidos e avaliar como alcançá-los. Aqui você reporta diretamente aos superiores da empresa, dá ordens mas recebe feedback. R$ 2.700,00 a 3.000,00
Analista Master de SM: Atua fora do processo de supervisão ou por demandas, neste cargo você gere projetos, constrói parcerias, fecha negócios e possui autonomia plena. Recebe ordens de clientes, toma decisões pela equipe. Comumente você ocupa este cargo dentro da gerência de comunicação ou como proprietário de um Agência. R$ pode chegar até 12.000,00
O Consultor, Assessor e Analista JR não precisam necessariamente de Curso Superior. Os outros cargos são elegíveis especialmente para pessoas com Ensino Superior, Cursando ou Completo. Após o Analista Pleno pode ser exigido pós-graduação.
Já para cargos como coordenação, gerência, diretoria e afins, exigem formação exclusivamente na área de comunicação, preferencialmente graduações mescladas com pós que envolvam comunicação e administração.

Gerente de marketing digital pode ganhar até R$ 15 mil por mês


Com a chegada da internet e redes sociais as funções de um profissional de marketing mudaram drasticamente. A principal diferença entre o velho e o novo marketing está na forma de se relacionar com o cliente. Hoje não se trata mais de uma conversa de mão única, mas de um diálogo.

O surgimento de novas plataformas indica preparo da mão de obra para enfrentar os desafios do marketing digital. Se antes o assunto era e-mail, banner e site, atualmente, o destaque são as redes sociais e os aplicativos. Ou seja, a dinâmica do marketing muda constantemente e clama por mudanças na carreira também.

Em entrevista ao Valor Econômico, Marcelo Coutinho, professor de comunicação e estratégia da FGV e diretor de inteligência de mercado do portal Terra, explica que a atualização envolve cursos de uma natureza mais rápida e estratégica, além da predisposição para o conhecimento, especialmente em tecnologia – termo chave para o marketing digital.

A falta de profissionais qualificados gerou disputa no mercado e, de acordo com Zuca Palladino, gerente das divisões de marketing e varejo da empresa de recrutamento Michael Page, a busca por um gerente de marketing digital cresceu de 30% a 40% nos últimos dois anos.

Fora isso, o aumento das exigências e da responsabilidade fez com que o salário dobrasse. Em 2009, um gerente da área ganhava na faixa de R$ 7 mil a R$ 8 mil mensais. Hoje, a remuneração já está em torno de R$ 14 mil a R$ 15 mil por mês.


Baixe 36 livros sobre internet e mídias sociais


Tudo que você precisava aprender sobre internet e redes sociais está reunido em dezenas de livros no site da Biblioteca Tracto. Obras como “Aprenda a desenvolver temas WordPress”, “Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter”, “#Midiassociais” e “CulturaDigital.br” também fazem parte do acervo disponível para download.

Ao todo são 36 livros que ensinam como sobreviver na velocidade da internet e manter os vínculos em redes sociais. Para acessar todo o conteúdo, basta clicar neste link.

Fonte: Catraca livre

Facebook cria curso para mercado publicitário


Em conjunto com a Gawa, escola de marketing digital que tem como foco de ensino AdWords e Analytics, do Google, o Facebook Brasil lança o primeiro curso para o mercado publicitário, o Facebook Ads. Criado e desenvolvido pelas duas empresas, o curso surgiu para atender a demanda que o mercado vem apresentando, segundo a rede social. O objetivo é capacitar os profissionais para utilizar todas as ferramentas e possibilidades de criação no Facebook como parte estratégica da empresa. Segundo Fernanda Tosta, gerente de contas da rede, o crescimento do mercado e a complexidade da ferramenta ainda geram muitas dúvidas nos profissionais de agências, veículos e anunciantes.

A equipe de gerente de contas do Facebook, que é relativamente nova, chegou a empresa com o conhecimento de dúvidas do mercado, o que ajudou o Facebook Brasil a tomar a iniciativa que será implantada globalmente como parte do projeto de educação que o Facebook está desenvolvendo. “A ideia é ensinar aos profissionais como utilizar a rede como ferramenta de marketing e estratégica da comunicação das empresas”, explica Isabel Furtado, fundadora da Gawa.

Apesar de continuar modelando-se de acordo com as necessidades do mercado, a aula acontece no sábado 27, em São Paulo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site do curso Facebook Ads na Gawa


O curso é ministrado pela Isabel Furtado, da Gawa, e já tem outra aula programada para 30 de agosto.


Conteúdo


Jardel Appelt, também gerente de contas do Facebook, explica que o projeto, que ainda está em desenvolvimento, tem como grade do curso 5 módulos, que envolvem: página, conteúdo, plataformas de anúncio, otimização e mensuração. “A ideia é mostrar a ferramenta para que os profissionais pensem diretamente pela plataforma”, explica Carolina Aquino, gerente de contas da rede.

A princípio o curso é feito em apenas uma aula, mas Fernanda conta que há planos para desmembrar e aprimorar os modelos para explorar cada segmentação. E não é exclusivo: “Queremos realizar projetos com outras escolas, para qualificá-las com um curso para o mercado de comunicação do Facebook. Hoje, pensamos, inclusive, em um modelo de certificação para os alunos que fizerem o curso”, complementa Appelt.

O Facebook pretende implantar o curso em sua rede global, mas ainda não há previsão.





A comunicação corporativa não depende apenas de grandes investimentos


A sociedade moderna tem como características básicas, entre outras, a globalização dos negócios, com o consequente acirramento da concorrência, a valorização do empreendedorismo, da sustentabilidade e da responsabilidade social e uma maior vigilância do consumidor, hoje, mais do que em outras épocas, consciente dos seus direitos e disposto a vê-los respeitados.

Neste cenário, a comunicação corporativa ganha importância estratégica, sobretudo porque a utilização intensiva da comunicação virtual permite a aceleração das informações e a manifestação imediata e ruidosa dos cidadãos nas redes e mídias sociais. 
Empresas ágeis, competentes e dispostas ao diálogo com os seus públicos de interesse (funcionários, clientes, fornecedores etc) costumam ser bem sucedidas e isso não depende evidentemente de seu porte ou dos recursos de que dispõem para investir em comunicação/marketing.

Os ativos chamados de intangíveis, como a marca, a imagem, a reputação, a capacidade de inovar etc, são cada vez mais importantes para as organizações. O Google, o Twitter, o Facebook são apenas alguns exemplos de empresas que ocuparam rapidamente nichos de mercado, exatamente porque não se descuidaram dos seus ativos intangíveis. Nesses casos, é importante perceber que todas elas começaram com um número pequeno de funcionários (seria até mais apropriado considerá-los como empreendedores) e com reduzidos investimentos.

Com muitas empresas novas em franca competição, é fundamental estar visível no mercado, desfrutar de boa imagem e ser conhecido (e respeitado) pela excelência na fabricação de produtos ou prestação de serviços. Muitas organizações são reconhecidas também pelo comprometimento com causas que mobilizam as pessoas, daí a importância daquelas que integram o Terceiro Setor. Elas desempenham um papel fundamental em áreas estratégicas, como na defesa dos direitos humanos, pela preservação do meio ambiente etc.

Toda empresa, seja ela de qualquer porte, precisa dispor de competência em comunicação para lidar com seus públicos internos ou externos porque, pequena, média ou grande, ela deve estabelecer com eles uma relação permanente e democrática, que promova o engajamento, favorecendo a criação de um clima saudável e parcerias recompensadoras. 

Fica claro, portanto, que uma empresa, para dispor de uma comunicação competente com o mercado e a sociedade, não precisa canalizar, para esse fim, recursos vultosos ou dispor de uma estrutura física ou tecnológica considerável. O volume de recursos é proporcional ao porte da empresa e há ações e estratégias que funcionam e agregam valor ao negócio mas que praticamente independem de recursos, humanos, tecnológicos ou financeiros significativos.

Empresas de menor porte têm podem utilizar a comunicação interpessoal, face a face, dialógica, transparente para motivar os seus funcionários e comprometê-los com o bom atendimento dos clientes. Da mesma forma, podem se valer da comunicação virtual (sites, blogs, presença nas mídias sociais – Facebook, Twitter, YouTube etc) para interagir com os seus clientes e fornecedores.

É importante ter presente que, mais do que os recursos financeiros e tecnológicos, é fundamental colocar em prática uma política e um plano de comunicação que privilegiem a ética, a transparência, a agilidade na resposta aos consumidores e a divulgação competente de seus produtos e serviços. Lojas virtuais não exigem investimentos importantes, assim como é possível manter um blog atualizado sem praticamente recurso algum. O bom relacionamento com os clientes não está associado necessariamente a uma grande estrutura de telemarketing mas tem a ver com uma postura baseada na disposição para o diálogo, na transparência, na agilidade do processo de circulação de informações e no respeito aos consumidores.

A comunicação competente é essencial para os negócios na sociedade moderna e deve figurar no planejamento das organizações, independentemente do seu porte ou área de atuação. Empresas que não se comunicam (e bem) encontram dificuldades para se manter competitivas no mercado, porque permanecem invisíveis e não desfrutam de uma imagem positiva. Quando isso acontece, a sua própria sobrevivência começa a ficar ameaçada.


Abertas as inscrições para a 14ª Turma do Curso Novos Talentos


Estão abertas as inscrições para para a 14ª turma do curso Novos Talentos para estudantes de jornalismo. Poderão se inscrever estudantes a partir do 4º semestre, no início do curso (setembro de 2013). A ficha de inscrição poderá ser preenchida até o dia 06/08/2013.

Acesse a ficha de inscrição aqui.


O curso Novos Talentos O POVO para estudantes de Jornalismo, do Grupo de Comunicação O POVO, oferece treinamento sobre aspectos práticos e teóricos da profissão, de modo a preparar novos profissionais para atuarem nos meios impresso e eletrônico. Estudantes de jornalismo terão a oportunidade de conhecer a rotina das redações dos diversos meios de comunicação (jornal, rádio, TV e Portal), participando também de oficinas e cursos com jornalistas do grupo e professores contratados.


O projeto foi criado em 2007 com o objetivo de propiciar formação complementar a estudantes que pretendem ingressar no mercado de trabalho. O curso é realizado em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), organizada pela Universidade Corporativa O POVO (UniOPOVO).


A seleção será realizada duas vezes por ano, no primeiro e segundo semestres. A abertura de inscrições é sempre divulgada nesta páginas, nas faculdades de Jornalismo, nos veículos do Grupo de Comunicação O POVO e em outros meios. Podem se inscrever estudantes de Jornalismo que estejam cursando o 4º, 5º, 6º, 7º ou 8º semestre na data do início do curso. O calendário de atividades será sempre atualizado.







Revolucione seu jeito de comunicar ideias

Em julho a Lagracia Design (BH) promove o curso "Revolucione seu jeito de comunicar ideias", para universitários, professores, designers, planejadores, comunicadores, pesquisadores, publicitários, palestrantes, diretores, executivos, assistentes, estagiários ou qualquer pessoa que precise 
fazer uma apresentação está dentro do perfil.

Aprimorar essas habilidades lhe ajudará a:
- Tornar suas ideias mais claras, objetivas e fáceis de serem entendidas;
- Garantir a linearidade e essência do seu conteúdo durante toda a apresentação;
- Definir o que é realmente relevante no seu projeto;
- Na construção do slide, chamar a atenção do que realmente importa;
- Criar maior conexão com as pessoas e motivar seu interesse, alinhando discurso à expectativas;
- Transmitir mensagens de forma mais atraente e gerar lembrança;
- Construir slides mais bonitos e funcionais;
- Aprender como o design pode ser aplicado ao PowerPoint™

(Acesse o programa completo do curso - clique aqui)

Mulheres dominam o mercado de Comunicação Corporativa no Brasil

De acordo com o relatório da pesquisa Perfil do Profissional de Comunicação Corporativa no Brasil, realizada pelo DatAberje – Instituto Aberje de Pesquisa com apoio da Abracom e da Mega Brasil, o público feminino é predominante na Comunicação Organizacional, com 72% de participantes. A pesquisa revelou ainda que São Paulo abriga 51% desses profissionais, 46% deles são solteiros, 66% não tem filhos, 52% tem formação em Jornalismo, entre outros dados. Vale a pena conferir a pesquisa completa. (clique aqui) 

O que é SCRUM?

Você sabe o que é Scrum? Já soube de alguma empresa que utiliza essa ferramenta no seu cotidiano empresarial? Pois é! Essa nova metodologia está sendo utilizada como forma de aceleração e participação colaborativa nos processos de planejamento e criação de produtos ou serviços. Recentemente tive uma palestra sobre o Scrum (que é uma framework), porém alguns pontos ficaram inexplorados. Daí a minha necessidade de aprender mais sobre o assunto. Espero que vocês gostem, pois já tenho ciência de algumas agências que utilizam esse processo. 

Para quem quer uma introdução rápida sobre o assunto, vale a pena assistir o vídeo:



Sugiro também que acompanhem os TODOS os vídeos desse canal! (clique aqui) Realmente são bem completos e elucidativas. Mas se você quiser esses conceitos em somente um vídeo, recomendo:


Precisa de um material mais didático? Que tal recorrer ao bom e velho Wikipédia! (clique aqui)
Espero ter colaborado! Se você já teve alguma experiência de Scrum, conte para nós! 



Qual o salário dos profissionais de comunicação no Brasil?

A maior parte dos profissionais de comunicação brasileiros tem remuneração inferior a R$ 5 mil por mês. Em âmbito nacional, 73% recebem salários e rendimentos inferiores a essa quantia. Esse percentual resulta da soma dos três grupos representados nas cores vermelha e laranja no gráfico abaixo.


O levantamento foi feito por uma pesquisa realizada pela Tracto. Foram 1.205 respondentes. A coleta de dados foi feita entre os dias 3 e 11 de junho. Houve participantes de todos os 26 estados do País, além do Distrito Federal.

O valor apresentado no gráfico diz respeito somente à atividade principal. Não inclui, portanto, atividades extras. Um em cada três profissionais de comunicação tem uma segunda atividade que ajuda a complementar a renda, como freelance, segundo emprego ou atividade como professor universitário.


Aberje lança cursos para junho!

Aberje realizará cursos de comunicação nos dias 15, 17 e 19 de junho, em São Paulo. Confira as informações completas!


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