Autoridades dos Estados Unidos advertiram as principais
empresas de Internet do país, incluindo o
Google, a melhor identificar anúncios pagos nos resultados de busca,
especialmente com o avanço dos dispositivos móveis e dos serviços baseados em
comandos de voz.
A Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA disse
que enviou cartas a 24 empresas de busca na Internet,
incluindo os gigantes Google, Microsoft e Yahoo, com orientações atualizadas a
respeito de práticas publicitárias.
A versão atualizada da cartilha de 2002 chega em um momento
em que os usuários acessam cada vez mais a Internet em
aparelhos com telas menores, como os smartphones, e
utilizam aplicativos e serviços de redes sociais para localizar informações.
- Em anos recentes, resultados de buscas pagos se tornaram
menos perceptíveis como publicidade e a FTC está pedindo à indústria que esta
distinção seja clara – disse a agência, que tem o poder de multar as empresas
que violam regras contra propaganda enganosa.
Maior empresa de buscas do mundo, o Google respondeu por
73,8% dos US$ 17,3 bilhões gastos nos EUA com publicidade em sistemas de
busca em 2012, segundo a empresa de pesquisa eMarketer. No ano passado, a
companhia alterou seu sistema de buscas especializado em compras, baseando os
resultados majoritariamente em listas pagas.
Em comunicado, o Google disse que a rotulagem clara e a
divulgação de buscas pagas são importantes e que a empresa “sempre se esforçou
para fazer isso com a evolução de seus produtos”. Com 6,6% do mercado de publicidade online norte-americano
pelos dados da eMarketer para o ano passado, o Yahoo afirmou que estava
analisando a carta da comissão e ressaltou ter um compromisso com uma
experiência de pesquisa transparente. A Microsoft, número 3 no segmento nos Estados Unidos, se
recusou a comentar O assunto.
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