Vivemos em uma
época onde o papel foi substituído por softwares e computadores disfarçados de
telefones. Os livros agora são e-books, os jornais são sites e feed de notícias
do Twitter, e conteúdos são criados por escritores disfarçados de blogueiros. Diversas pessoas e
empresas encontram dificuldades para manter sua relevância em um mundo digital,
já que nossas mudanças de hábito, a preferência por novas mídias e plataformas
de consumo de conteúdo exigem uma maneira diferente de pensar e agir.
Jeff Bullas é um
consultor, palestrante e estrategista de mídias sociais que mantém um blog onde
ajuda empresas a utilizar o mundo digital a seu favor. Ele resolveu dar sete dicas que
as pessoas devem manter em mente na hora de escrever um blog, criar um
site ou projetar um vídeo ou qualquer outro tipo de multimídia, para
conseguir atenção e engajamento de seus leitores. São elas:
1. Simplicidade
"Uma sílaba
pode ser muito mais eficaz do que três ou quatro", explica Bullas em seu blog.
É preciso lembrar-se de tentar não ser muito inteligente ou esperto e,
consequentemente, deixar o público para trás, sem entender a real mensagem por
trás de tantas palavras incompreensíveis.
2. Título principal
"Quando você
faz uma pesquisa no Google, você vê o título e uma descrição. Ambos são
importantes nessa ordem." Na web, temos poucos segundos para tentar
prender a atenção das pessoas. É preciso aprender a arte de "fisgar"
o leitor em primeiro lugar para garantir que ele se interesse em ler o restante
do conteúdo. Títulos para vídeos, conteúdos de slides, imagens e tweets também
entram nesse quesito.
3. Estrutura
O título já fez o
leitor se interessar, agora o desafio é mantê-lo engajado. Parágrafos curtos
com duas a três frases e subtítulos que resumam bem o conteúdo também são
vitais. Listas também são interessantes, como o exemplo dessas "7
Dicas" - o Google também gosta muito de textos com listas na hora de
mostrar seus resultados de busca.
4. Linguagem coloquial
"A sociedade
está se movendo do formal para o informal e a escrita também é parte dessa
tendência cultural". É sempre importante utilizar o bom senso, mas para
assuntos menos formais é indicado escrever da maneira como falamos, assim as
chances de conseguir mais leitores podem aumentar. O uso da linguagem popular é
visto como algo autêntico e real.
5. Histórias
Usar histórias pode
ajudar o leitor a se lembrar do conteúdo lido, principalmente se ela mexer com
suas emoções. "Usá-las como introdução pode ser muito eficaz."
6. Multimídia
Criar conteúdo e
distribuí-lo em diversos tipos de meios de comunicação. Nada impede que um
artigo escrito seja reaproveitado em um infográfico, vídeo, podcast, entre
outros. Essa tática pode ajudá-lo a atingir um público maior e mais amplo,
afinal "todos nós temos diferentes preferências de consumo de mídia".
7. Responsivo
Atualmente, as
pessoas podem navegar na web utilizando uma pequena tela de smartphone ou um
monitor de 32 polegadas widescreen de alta definição, por exemplo. Por isso, é
importante criar sites e blogs que "respondam" a diferentes
tamanhos de tela, tornando a leitura mais fácil independentemente do
dispositivo usado. Trata-se do chamado web design responsivo, uma
abordagem destinada a elaborar sites para fornecer uma ótima experiência
de visualização, fácil leitura e navegação com um mínimo de redimensionamento e
rolagem, para uma ampla gama de dispositivos.
Fonte: Canal TECH
Nenhum comentário:
Postar um comentário