Com a chegada da internet e redes sociais as funções de um profissional de marketing mudaram drasticamente. A principal diferença entre o velho e o novo marketing está na forma de se relacionar com o cliente. Hoje não se trata mais de uma conversa de mão única, mas de um diálogo.
O surgimento de novas plataformas indica preparo da mão de obra para enfrentar os desafios do marketing digital. Se antes o assunto era e-mail, banner e site, atualmente, o destaque são as redes sociais e os aplicativos. Ou seja, a dinâmica do marketing muda constantemente e clama por mudanças na carreira também.
Em entrevista ao Valor Econômico, Marcelo Coutinho, professor de comunicação e estratégia da FGV e diretor de inteligência de mercado do portal Terra, explica que a atualização envolve cursos de uma natureza mais rápida e estratégica, além da predisposição para o conhecimento, especialmente em tecnologia – termo chave para o marketing digital.
A falta de profissionais qualificados gerou disputa no mercado e, de acordo com Zuca Palladino, gerente das divisões de marketing e varejo da empresa de recrutamento Michael Page, a busca por um gerente de marketing digital cresceu de 30% a 40% nos últimos dois anos.
Fora isso, o aumento das exigências e da responsabilidade fez com que o salário dobrasse. Em 2009, um gerente da área ganhava na faixa de R$ 7 mil a R$ 8 mil mensais. Hoje, a remuneração já está em torno de R$ 14 mil a R$ 15 mil por mês.
Fonte: Olhar digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário